INSTRUÇÕES E MÉTODO DE USO
PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Na Bmed – Bontempi Surgical Instruments Portugal cada instrumento é produzido e controlado com o máximo cuidado, devendo ser utilizado por pessoal profissionalmente qualificado e para o qual foi concebido e realizado.
O instrumento é fornecido em estado ‘non-sterile’ e imbuído num líquido especial oleoso, em peças para aparafusar, apertar ou cortar. Portanto, antes de ser usado, devem lavar-se os instrumentos usando detergente neutro e/ou outro apropriado para o aço, para não causar danos desagradáveis no instrumento (manchas vermelhas ou endurecimento nas articulações do próprio material, etc…).

LIMPEZA

Depois de se usar os instrumentos, enxagúe-os imediatamente para remover todos os resíduos, utilizando uma escova com cerdas de plástico duras (não metálicas), ou para evitar o contacto, mergulhe os instrumentos numa solução detergente-desinfectante pelo menos durante 10 minutos. Evite a limpeza em banho ultra-sónico em todos os instrumentos de corte (tesouras, bisturis, formões, …) e todos os que sejam em tungsténio, pois podem lascar, remover ou desgastar as soldaduras do material. NÃO COLOQUE NUNCA OUTRO TIPO DE INSTRUMENTOS DE MATERIAL DIFERENTE NO CICLO DE LIMPEZA. Após a limpeza, certifique-se de que os instrumentos estão perfeitamente secos e lubrifique as partes móveis, dobradiças, articulações, com produtos específicos para instrumentos cirúrgicos (não utilizar óleos ou lubrificantes industriais).

ESTERILIZAÇÃO

Esterilize os instrumentos somente após uma limpeza completa e sua lubrificação. Também é importante seguir as instruções do fabricante do equipamento utilizado para a esterilização.

AUTOCLAVE – Não exceda a 134° C. Os instrumentos com dobradiças nas articulações não devem nunca ser fechados (metal contra metal) ou perto de articulações ou dobradiças, para que não ocorra o risco explosão devido ao calor. Além disso pode criar fendas/rachas no material.

ESTUFAS DE ESTERILIZAÇÃO ou a SECO visto que podem ocorrer altas temperaturas durante a esterilização, particularmente para ferramentas de corte (tesouras, pinças, cinzéis, …) as lâminas podem desgastarem-se mais cedo e pode ainda ocorrer um ligeiro escurecimento do instrumento em si.

ESTERILIZAÇÃO A FRIO – Sugere-se soluções de pH básico e respeitar o tempo de imersão dos instrumentos no líquido esterilizante.

AVISOS

1 – As ferramentas danificadas ou oxidadas não devem ser usadas pois já não são capazes de desempenhar a sua função. Por favor, note que alguns tipos de danos (corrosão, manchas de ferrugem e afins) são transmitidos para os instrumentos intactos.

2 – O não cumprimento destas regras básicas pode prejudicar irreparavelmente o instrumento e invalidará qualquer direito de reivindicação de substituição ou garantia contra a Bmed – Bontempi Surgical Instruments Portugal.

3 – As ferramentas fornecidas pela Bmed – Bontempi Surgical Instruments Portugal estão sujeitas à directiva 9342EEC e, portanto, não estão abrangidas pelas normas locais de cada país.